TCC - PEDAGOGIA

TRABALHOS COMPLETOS

Turma 01 - matutino



Nome Título do trabalho
Adeline Ambrozim Do fundo do mar à construção de identidade: A pequena sereia e as noções de beleza e feminilidade.
ANA KÉSIA TOWS DE OLIVEIRA A MÚSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE
PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UM OLHAR
SOBRE LEIS E FATOS 
Ana Maria da Silva Toyshima  O Ideário Educacional Jesuítico: explorando o Ratio Studiorum 
CINTHIA SAYURI GOTO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR (SINAES):
ANALISANDO SUA TRAJETÓRIA 
CRISTIANE DO CARMO VIEIRA NEVES EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESTADO DO PARANÁ
Diucimara Deganello A LEITURA E A FORMAÇÃO DA PESSOA SEGUNDO HUGO DE SÃO VITOR
EDNA MÁRCIA BERGAMASCHI DA SILVA   
CORPO E GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DE 3ª E 4ª SÉRIES
 
ELIZANA MALANOTTE DA SILVA GAMA  POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM DOCUMENTOS DA UNESCO A PARTIR DE 1990 
Fernanda Age Macedo A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO
PRIMEIRO ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS 
FLAVIANE ALVES DA SILVA  O LUGAR DO MOVIMENTO NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
KEILLA FRANCIELI MARANA DA FONSECA  UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Kelly Vanessa Barbosa Os contos de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil
LAÍS PACIFICO MARTINELI  MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA 
LARISSA KÜHL IZIDORO PEREIRA  A INFLUÊNCIA DA BRINCADEIRA NA FORMAÇÃO DE GÊNERO:
FORMAÇÃO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
MARIA JOSEFA BEZERRA CANELA  CECÍLIA MEIRELES: UMA POSSIBILIDADE DE ENCANTOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 
MERLY PALMA FERREIRA  EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO AMBIENTAL: PERSPECTIVA PARA
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
MIGUEL WILLIAN MALACRIDA ATUAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO MORAL: UM
ESTUDO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
PATRÍCIA ALVES DOS SANTOS   A ESCOLA NORMAL SECUNDÁRIA DE MARINGÁ E AS CONTRIBUIÇÕES
PEDAGÓGICAS DE AMARAL FONTOURA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
 
Patricia Sebastiana Pires Guelles  Os caminhos opostos percorridos por jesuítas e franciscanos na colonização do Brasil 
Paula Tamyris Moya   
Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a organização do ensino da linguagem escrita 
Priscila Freire Bondarenco   
INTERAÇÕES VERBAIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS DA
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 
SUZAN CARNEIRO CIPRIANO OS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ:
ESTUDO SOBRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS KAINGANG E GUARANI NO ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ
SUZANE BARRETTO DIAS PETRUCCI  ANÁLISE DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
ACERCA DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
VEICULADAS PELO JORNAL “LETRA A” 

TATIANA CUSTÓDIO
A Relação entre a Aprendizagem da Linguagem Escrita e as Práticas de Desenho Realizadas na Educação Infantil
THAÍS TONO VIDOTTI DIFICULDADES DE ALUNOS RESPIRADORES ORAIS EM OPERAÇÕES DE MATEMÁTICA 
Thaís Vieira da Silva POLÍTICAS DE ORIENTAÇÃO DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL PÓS 1990