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O Departamento de Fundamentos da Educação, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes,
foi criado pela Resolução 042/88-COU, de 28/11/1988, a partir da
extinção do Departamento de Educação (DED). O antigo Departamento de
Educação (DED) foi fundado pela Resolução 01/76-Reforma, de 11/05/1976,
quando da implantação da Reforma Universitária de 1968 (Lei 5540/68) a
qual estabelecia os Centros e Departamentos como estruturas
organizacionais das Universidades. Anteriormente à criação dos
Departamentos, o Curso de Pedagogia, criado em 30/10/1972 e implantado
em 1973, era oferecido pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências,
Letras e Artes de Maringá. O Departamento de Fundamentos da Educação é responsável pelo curso de graduação em Pedagogia, juntamente com outros Departamentos, e pelo Curso Normal Superior na modalidade de Educação a Distância. Além desses, atende outros quinze cursos de graduação: Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Psicologia, Secretariado Executivo Trilíngüe, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia da Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente. O Departamento é formado pelas áreas de Fundamentos da Educação, Orientação Educacional e Metodologia e Técnica de Pesquisa. As áreas, através do planejamento e execução de Cursos de especialização, oferecidos desde 1983 (quando ainda pertenciam ao antigo Departamento de Educação), criaram as condições para a criação de um mestrado, seja através da exigência de qualificação do corpo docente, seja pela demanda de egressos dos cursos de especialização. Dessa forma, no ano de 1990, teve início o Programa de Pós-Graduação stricto sensu (processo 878/88), aprovado pela resolução 026/89-COU, através do curso de Mestrado em Educação - área de concentração Fundamentos da Educação. Dentre as finalidades do Departamento de Fundamentos da Educação, destacam-se: I - capacitar profissionais de graduação e pós-graduação; II - desenvolver a pesquisa entre os docentes e a iniciação científica entre os acadêmicos; III – promover a extensão, através de cursos, assessorias, consultorias e prestação de serviços à comunidade; IV – avaliar e divulgar a produção acadêmico-científica. |
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